SEGMENTAÇÃO MERCADOLÓGICA

IDENTIFICAÇÃO DOS CRITÉRIOS UTILIZADOS PARA DETERMINAÇÃO DO MERCADO-ALVO E CONSTRUÇÃO DA SATISFAÇÃO DOS CLIENTES

  • Maria de Fátima Franco Faculdade Uneouro
  • José Alaôr Dalapria Júnior Faculdade Uneouro
##semicolon## Marketing Contemporâneo, Análise Ambiental, Hábitos de consumo, Mercado Alvo

Resumo

O presente estudo teve como objetivo principal identificar como a correta aplicação da segmentação mercadológica pode impactar na satisfação dos clientes. Para o delineamento do estudo utilizou-se a pesquisa bibliográfica, que, segundo Gil [1], constitui-se pela utilização de materiais já elaborados, dentre eles livros e artigos científicos, cuja principal vantagem credita-se o fato de permitir ao investigador uma gama maior de fenômenos do que se poderia pesquisar diretamente. Neste contexto, identificou-se que a elaboração da análise dos ambientes, tanto interno quanto externo para levantamento de informações é eficaz para o delineamento do planejamento de marketing. Frente às premissas das obras pesquisadas, foi possível identificar que de posse destas informações, os gestores conseguem identificar as reais necessidades e anseios de seus clientes, desta forma torna-se possível atendê-los com maior efetividade através da capacitação de sua equipe para que possam proceder de forma proativa na busca de agregar valor aos produtos ofertados e serviços prestados.

Referências

[1] GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
[2] SCHEWE, Charles, D. Marketing: conceitos casos e aplicações. São Paulo: MacGraw-Hill, 1982.
[3] COBRA, Marcos. Administração de marketing no Brasil. 1. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2015
[4] KOTLER, Philip; HAYES, Thomas; BLOOM, Paul N. Marketing de serviços profissionais: estratégias inovadoras para impulsionar sua atividade, sua imagem e seus lucros. Barueri: Manole. 2002.
[5] KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing.; 14. ed.- São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012
[6] LAS CASAS, Alexandre Luzzi. Plano de marketing para micro e pequena empresa. – 6. Ed. – São Paulo: Atlas, 2011.
[7] SANDHUSEN , Richard. Marketing Básico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2010
[8] ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de estágio e pesquisa em administração: guia para estágios, trabalhos de conclusão, dissertações e estudos de caso. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
[9] LAKATOS, Eva Maria. Metodologia do trabalho científico: procedimentos básicos, pesquisa bibliográfica, projeto e relatório, publicações e trabalhos científicos. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2012.
Publicado
2017-12-15
Seção
Artigos de Revisão