SISTEMA MONTESSORI E OS SEUS TRAÇOS ARQUITETÔNICOS

  • HUGO MACEDO BERNARDINI BARBOSA UNEOURO
  • Maycon Del Piero da Silva

Resumo

A educação do sistema Montessori desenvolvida no século XX, tendo como base a autoeducação, através da busca e experimentações, ou seja uma educação ativa, depende do ambiente preparado e organizado, bem como uma escola que possibilite formação de adultos que possam escolher com clareza o que seja melhor para eles. A arquitetura está diretamente relacionada com o método, de acordo com a organização dos espaços, layouts das salas, acessibilidade em toda a escola de acordo com as faixas etárias e na produção e organização do mobiliário devido. Proporcionar uma escola ou um ambiente capaz de fazer com que cada aluno possa ser auto desenvolvedor das suas atividades, possibilitando que ele alcance qualquer material necessário para execução de suas tarefas e ainda possa estar em um ambiente de acordo com a sua faixa etária, pois a infância é o momento em que o desenvolvimento físico acontece e uma má postura pode acarretar em problemas de saúde futuros. 

Publicado
2019-04-16
Seção
Artigos de Revisão