O USO DA CURVA ABC PARA A TOMADA DE DECISÃO NA COMPOSIÇÃO DE ESTOQUE
Resumo
O uso da curva ABC é muito eficiente para toda organização, pois ela auxilia o gerenciamento e controle de estoques. A gestão correta de qualquer tipo de estoque é um diferencial positivo para que o administrador possa gerenciar os recursos e conter custos dentro da entidade, contribuindo com a contenção de gastos, a melhoria do gerenciamento e qualidade dos estoques. A curva ABC é uma importante ferramenta gerencial que tem por função analisar e classificar os produtos que requerem uma atenção especial do gestor. Para este trabalho optou-se pela pesquisa descritiva com uso de material bibliográfico. Esse estudo tem como objetivo verificar o sistema de classificação da curva ABC no gerenciamento e composição de estoques, suas formas de aplicação, sua utilização no gerenciamento dos valores monetários e quantidades disponíveis em estoque. A curva ABC é baseada na teoria de Pareto, na qual são divididos os estoques em classes A, B e C. Os resultados, apresentam melhor controle no gerenciamento para a diminuição de perdas e/ou manutenção de estoques em excesso. O estudo mostra que a curva ABC influencia diretamente na tomada de decisão da composição de estoque, mantendo estoques mais coerentes, reduzindo desperdícios e fazendo com que o administrador faça investimentos inteligentes, visando a lucratividade.
Referências
[2]- ARNOLD, J. R. Tony. Administração de materiais. Tradução Celso Rimoli, Lenita R. Esteves.- 1. ed. -8. Reimpr.- São Paulo: Atlas, 2009.
[3]- Moreira, Daniel Augusto. Administração da Produção e Operações. São Paulo: Cengage Learning. 2ª Ed. 2014.
[4]- DIAS, Marco Aurélio P. Administração de materiais. 4. Ed.-reimpr.-SP: Atlas, 2010.
[5]- POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais. 5 ed. – reimpr.- São Paulo: Atlas, 2009.
[6]- CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: manufatura e serviços: uma abordagem estratégica. -3. Ed. –São Paulo: Atlas, 2012.
[7]- SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção. Tradução Maria Teresa Corrêa de Oliveira.-3. Ed.-SP: Atlas, 2009.
[8]- Gil, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas 5ª Ed. 2010.
[9]- PARRA, domingos filho; SANTOS, joão almeida. Metodologia científica. São Paulo: futura, 2002.
[10]- PEREIRA, Moacyr. O uso da curva ABC nas empresas. São Paulo. Disponível em:< hyyp://kplus. cosmo. com. br/materia. asp>. Acesso em 24/08, v. 11, 1999.